sexta-feira, 24 de abril de 2009

Conteúdo e Plano de Contas

b1) Conceito e Classificação

Os estoques são bens adquiridos ou produzidos para revenda. A avaliação do estoque é de muita complexidade por isso trataremos sobre este assunto posteriormente. O momento da contabilização do estoque é na hora da transferencia do direito de uso. Os estoques são representados por diversos item:

1 - itens que fisicamente estão na empresa porem sejam de direito de uso para revenda. Isso quer dizer que os estoques direito de terceiros e consequentemente de obrigação da propria empresa. Exemplo do ultimo caso: Estoque recebidos como consignação, conserto, etc.

2 - itens adquiridos pela empresa mas que estão ainda em transito. "Não forma entregues na sede da empresa".

3 - Itens da empresa que estejam em posse de terceiros so que agora ao contrario da segunda parte do item 1 isso é a empresa envia a terceitos como consignação ou envia algum item a ser consertado para terceiros e varios outros casos.


b2) Compra em Trânsito


b3) Peças e Materiais de Manutenção
Itens que tem alguma caracteristica de despesas atecipadas, como peças, materiais de manutenção e ferramentas de pouca duração, tudo isso são considerados no estoque, em se tratando de fabricação e manutenção do produto principal.

b4) Materiais Destinados a Obras
Este tipo de despesas é contabilizada como estoque quando se trata de empresaa que tenha a finalidade de construção de imoveis. Caso não seje a finalidade dela ai é considerado imobilizado em andamento no grupo do permanente.

b5) Elenco de Plano de Conta

Cada empresa tem um tipo de plano de contas que ache necessario para obter uma analise mais detalhadas de suas operações com isso apresentarei um subgrupo de plano de conta do item estoque.

Cabe ressaltar que o estoque pode-ra estar sendo considerado tanto como a curto prazo ou a Longo Prazo, exemplo: Desenvolvimentos de sistemas de computador, construções civil, marintimas, etc.

Abaixo exemplos de subgrupo de estoques:

1 - Produtos Acabados - Item que ja estão prontos para serem vendidos, oriundo da propria fabricação. Tando estocado tanto na propria fabrica.

2 - Mercadoria para Revenda - São itens que foram adquiridos de terceiros para revenda.

3 - Produtos em Elaboração - Repreenta a totalidade das matérias-primas e insumos em processo de transformação.

4 - Matérias Primas - É o material que devera sofrer transformação no processo produtivo.

5 - Materiais de Acondicionamento e Embalagens - É todo o material utilizado para embalamento do produto e que seja impresendivel sua ausencia. Exemplo: Embalagem do sabonete.

6 - Materiais Auxiliares - São materiais utilizados no processo produtivo da produto e que tem pouca representatividade no custo total final do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário